Os esportes eletrônicos estão ganhando terreno em toda a América Latina, especialmente no México, que está se estabelecendo como um setor com potencial para atingir níveis semelhantes aos da China ou dos Estados Unidos.
O México está se posicionando como uma peça-chave no cenário global de eSports, tanto no setor de consumo quanto entre os jogadores de vídeo, diz a empresa de tecnologia GGTech em um relatório no portal Arena Pública.
"O México é um dos 10 mercados mais maduros globalmente no mundo dos jogos e está em segundo lugar como o país com o maior número de fãs de eSports na América Latina", diz a GGTech.
Por sua vez, Octavio Echeagaray, diretor da ACE League, especialista na organização de torneios profissionais de eSports no México, diz que o mercado latino-americano está crescendo, mas "um dos desafios é estabelecer a infraestrutura necessária para ajudar o setor a crescer de forma ordenada e agregar mais profissionais a todo o ecossistema".
Atualmente, a audiência global de eSports é de 454 milhões, de acordo com a GGTech, e espera-se que haja mais de 55 milhões de espectadores na América Latina até 2024.
De acordo com Diego Garcia Squetino, diretor de desenvolvimento de negócios da GGTech, a importância econômica dos eSports vai além dos jogadores e dos prêmios em dinheiro. "Por trás de cada torneio há um complexo maquinário que vai desde a produção, marketing, analistas e comentaristas, até funções administrativas e logísticas", explica.
Vale a pena mencionar que, por meio da Federação Mexicana de eSports, a profissionalização do esporte no país é endossada pela Comissão Nacional de Cultura Física e Esporte e faz parte da Confederação Mexicana de Esportes.
Por outro lado, de acordo com dados da empresa de consultoria GII, estima-se que o mercado global de videogames chegará a US$ 294,35 bilhões até 2026, números que apoiam o crescimento dos eSports, chegando ao ponto de ser considerado um esporte olímpico.
Nesse sentido, o Parlamento Europeu reconheceu o valor dos eSports e observou, no final de 2022, que o setor de eSports e videogames contribui para a economia e o multiculturalismo na Europa.
Com um cenário extremamente promissor para os eSports na região, o México busca avançar e se consolidar nesse mercado e continuar a "cativar o público e os patrocinadores", acrescenta o relatório da Arena Pública.