Uma análise publicada na coluna Broadcast, do Estadão, afirma que o novo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antonio Vieira Fernandes, “deve conseguir fazer uma transição rápida no banco”.
Rita Serrano, presidente anterior da Caixa, foi demitida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última quarta-feira, 25 de outubro. A demissão foi provocada pela pressão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Centrão.
O motivo é que Serrano não estaria atendendo às demandas do mundo político, inclusive de parlamentares aliados no Congresso. A expectativa, com Fernandes no comando do banco, é que essa situação seja resolvida.
“Ele é bom, desenrolado, deve fazer uma transição rápida. Deve ser melhor do que o que estamos vivendo agora”, disse uma fonte ao Broadcast. O novo presidente foi funcionário da Caixa e chegou a ocupar o cargo de superintendente do banco na região Nordeste, mas não estava mais atuando pela instituição, explica o blog.
A Caixa, que também é responsável pelas loterias mais populares do Brasil (como a Mega Sena e a Lotofácil), pode ter trocas em outros cargos de alto escalão como consequência da mudança na presidência.