A FIFA anunciou que o jogador equatoriano Bryan García está suspenso do futebol até 31 de julho de 2024. O motivo é o envolvimento do atleta com manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro, em 2022, época em que atuava pelo Athletico-PR.
No contexto das investigações, García confessou ao Ministério Público que “forçou” um cartão amarelo na partida contra o Fluminense, pela 25ª rodada do Brasileirão. Ao fazer isso em troca de dinheiro, ele beneficiou aqueles que apostaram que o cartão aconteceria.
O jogador chegou a ser punido no Brasil com um ano de suspensão do futebol. A punição, agora, foi ampliada pela FIFA em nível mundial. Com isso, García (que atualmente integra o elenco do Independiente del Valle, do Equador) não poderá entrar em campo em nenhum país associado à FIFA até o fim do prazo estabelecido.
O time equatoriano se manifestou sobre a punição nas redes sociais. “Essa punição se origina em um incidente de conhecimento público que ocorreu durante a sua atuação no Brasil. O clube oferecerá a Bryan todo o apoio necessário para superar esse momento desafiador, além de promover a conscientização em nível nacional a respeito de situações similares”, publicou o Independiente del Valle.