O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) está costurando um acordo no Senado para permitir que empresas de apostas esportivas patrocinem clubes de futebol, jogadores e campeonatos, além de garantir a publicidade na TV sem restrição de horário, informa a revistaVeja.
O acordo surge após o relatório do projeto de lei (PL) 3.626/2023 ser aprovado na Comissão de Esporte com uma emenda que impede, justamente, o patrocínio a “equipes, atletas individuais, ex-atletas, árbitros, membros de comissões técnicas profissionais e amadores de todas as modalidades esportivas, bem como campeonatos organizados por confederações esportivas olímpicas, reconhecidas e vinculadas ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), assim como as federações a elas filiadas de todas as modalidades esportivas”.
A emenda é de autoria do senador Eduardo Girão (NOVO-CE) e, como divulgado pela Yogonet, pode fazer os clubes de futebol perderem mais de R$ 400 milhões em patrocínio.
Atualmente, as casas de esportivas patrocinam 19 dos 20 times da série A e já há acordos fechados para campeonatos em 2024, como o Paulistão. A possibilidade desse tipo de patrocínio ser proibido gerou uma forte reação do setor, sob o argumento de que a medida favoreceria o jogo ilegal e prejudicaria o esporte brasileiro.
Na próxima semana, o PL 3.626/2023 será votado na Comissão de Assuntos Econômicos e seguirá para votação no plenário. A partir daí, será possível conhecer as novas alterações no projeto que o Governo Federal vê como de vital importância para aumentar a arrecadação.