O UOL divulgou o resultado de uma pesquisa sobre manipulação de resultados feita com jogadores de futebol da série A do Brasileirão. Dos 43 atletas entrevistados de forma anônima, 39,5% responderam que desconfiam da participação de colegas de equipe em esquemas ilegais.
Quando questionados se já apostaram, 97,6% responderam negativamente. A pesquisa foi feita em 2023 e as respostas foram computadas até 8 de dezembro.
Suspeitas sobre possíveis esquemas de manipulação de resultados têm sido recorrentes no futebol brasileiro. Em novembro do ano passado, a Yogonet noticiou que mais sete partidas realizadas entre 2022 e 2023 passariam a ser investigadas pela Operação Penalidade Máxima, do Ministério Público de Goiás (MP-GO).
Essa mesma operação, em suas fases 1 e 2, já levou a 32 pessoas acusadas de integrar organização criminosa e corrupção em âmbito desportivo. Segundo o MP-GO, uma quadrilha subornava atletas para manipular lances, punições e resultados de jogos da série A e B do Campeonato Brasileiro, beneficiando esquemas ilegais de apostas.