A Enjoy, operadora de jogos da América Latina, informou à Comissão de Mercado Financeiro (CMF) do Chile que irá iniciar um novo processo de reestruturação financeira e que Eliseo Gracia renunciou ao cargo de gerente-geral da empresa, sendo substituído por Esteban Rigo-Righi.
Em um primeiro comunicado, a Enjoy declarou que a decisão de um novo procedimento de recuperação judicial para seus passivos financeiros responde "à atual condição financeira da empresa, aos fluxos esperados para os próximos meses e à situação de pagamento dos credores".
"Foi considerado que essa é a melhor alternativa para dar sustentabilidade à empresa e criar novas bases para projetá-la adequadamente no futuro, especialmente considerando o bem-estar de funcionários, clientes, fornecedores e credores", diz o texto.
O anúncio ocorre dois anos depois de a Enjoy anunciar que havia concluído com sucesso uma reorganização financeira iniciada em 2020, com o objetivo de mitigar os efeitos da crise social que afetou o Chile em 2019 e da pandemia de Covid-19.
Agora, a empresa administrada pelas firmas EuroAmerica e Pensa detalhou que tem "questões mais complexas do que o planejado inicialmente", dada a sua atual situação financeira e que, nos últimos 12 meses, só renovou quatro de suas licenças (Los Angeles, Rinconada, San Antonio e Antofagasta), que representam um terço da receita total.
A empresa também alegou "um aumento inesperado e significativo da inflação, que afetou a capacidade de gerar fluxo de caixa estável e consistente", bem como "uma restrição significativa de liquidez, que a levou a restringir investimentos, adiar projetos para melhorar a lucratividade operacional e manter um alto ônus financeiro".
Em um comunicado separado à CMF, a Enjoy informou a renúncia voluntária de Eliseo Gracia como gerente-geral da empresa e anunciou que o cargo será assumido por Esteban Rigo-Righi Baillie, até então gerente-financeiro.
Eliseo Gracia, que deixa o cargo de gerente-geral da Enjoy
"Em uma reunião ordinária da diretoria realizada hoje, Eliseo Gracia Martinez apresentou sua renúncia voluntária, com efeito a partir de hoje, como gerente-geral da Enjoy, para assumir novos desafios profissionais", disseram.
O conselho agradeceu a Gracia por seu "compromisso, profissionalismo e valiosa contribuição durante seu mandato" e disse que a área de finanças continuará a se reportar a Rigo-Righi.
Clique aqui para ler o comunicado da Enjoy sobre a nova reorganização financeira.
Clique aqui para ler o comunicado da Enjoy sobre as mudanças na gerência.