Dois jogadores do Santa Maria, equipe do Distrito Federal, estão sendo investigados pela Operação Fim de Jogo, que busca averiguar se houve manipulação de resultados no Candangão, como é conhecido o Campeonato Brasiliense.
As suspeitas recaem sobre o lateral-direito Nathan Henrique Gama da Silva e o zagueiro Alexandre Batista Damasceno, que foram alvos de mandados de busca e apreensão do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).
Segundo informações do site Metrópoles, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) suspeita que ambos teriam agido de forma deliberada para fazer com que o Santa Maria perdesse de goleada, fazendo gols contra, cometendo pênaltis ou falhando propositalmente na marcação. Os jogos suspeitos são as derrota de 6 a 0 para o Ceilândia e de 5 a 0 para o Gama, no mês de fevereiro.
As autoridades do Gaeco conseguiram provas de que um grupo de apostadores palpitou, em plataformas online, que o time perderia por uma ampla margem de gols, o que reforça as suspeitas de manipulação.
O Gaeco emitiu ainda ordem de prisão preventiva contra William Pereira Rogatto, apontado como um suposto aliciador de atletas para cometimento de fraudes esportivas e envolvido com a gestão do Santa Maria. Segundo o Metrópoles, a ordem não foi cumprida pois o investigado reside na Europa.
“A Instituição pede à investigação que está sendo realizada que se demonstra a clareza e a verdade dos fatos, onde resta comprovada que a instituição foi vítima dessa suposta armação e totalmente prejudicada, tanto é, que nos jogos investigados o clube perdeu com placares elásticos e inclusive, terminou em último lugar no Campeonato Brasiliense de Futebol de 2024, consequentemente, não trazendo nenhuma mácula ou conclui-o com as pessoas investigadas”, afirmou uma nota oficial do Santa Maria publicada pelo site do Globo Esporte.
A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) também se posicionou sobre o caso. “A FFDF repudia toda forma de crime e reitera que é totalmente a favor de que o esporte como um todo tenha seus resultados definidos dentro do âmbito da competitividade desportiva”, disse a entidade.