Artigo no BNLData

Transferência da gestão de loterias para subsidiária da Caixa vai "oxigenar o setor", opina Magnho José

18-03-2024
Tempo de leitura 1:37 min

Diante da notícia de que a Caixa Econômica Federal estaria discutindo a possibilidade de transferir a gestão das loterias para a subsidiária Caixa Loterias, o editor do site BNLData e presidente do Instituto Brasileiro Jogo Legal (IJL), Magnho José, publicou um artigo favorável à medida.

Na visão de José, existe um certo “corporativismo” dentro da Caixa que tenta manter a responsabilidade dos jogos com a vice-presidência da instituição estatal.

“O Tribunal de Contas da União – TCU já sugeriu que as loterias da União operadas pelo banco fossem transferidas para a subsidiária Caixa Loterias e, mesmo assim, enfrentou o corporativismo dos funcionários da Caixa ao longo deste período”, afirma.

Ele acrescenta que “existem inibidores para ampliação do mercado de loterias no país e a primeira missão será retirar os entraves corporativistas dos empregados da Caixa Econômica Federal para migrar o serviço para a subsidiária Caixa Loterias, que foi criada em janeiro de 2016”.



José aponta ainda que há problemas a serem enfrentados na gestão dos jogos lotéricos. Entre eles, a necessidade de fazer uma reformulação nos produtos oferecidos ao público. Atualmente, a Caixa oferece 11 modalidades de apostas, mas 86,6% das vendas vêm de apenas três jogos: Mega-Sena, Lotofácil e Quina.

Todas as últimas loterias lançadas pela Caixa não apresentaram a performance estimada, como a Dia de Sorte, Super Sete e a +Milionária. Um dos maiores problemas enfrentados é a falta de agilidade e de prioridade com as loterias e o número de produtos limitado, envelhecidos e pouco atraentes (exceção da Mega-Sena), baixos índices de premiação e baixo e/ou nenhum entretenimento”, opina.

A concorrência com plataformas esportivas, loterias estaduais e municipais e a presença tímida na internet são outros fatores citados como obstáculos.

“Na última reunião da Caixa com os dirigentes lotéricos, foi anunciado que a Caixa Loterias terá direção, orçamento e TI próprios, e apesar das BETs ainda não terem regulamentação específica, já foi dada a largada nos trabalhos internos para definir modelos através de pesquisas qualitativas para inclusão da rede lotérica na operação”, afirma José.

Ele finaliza dizendo que “a transferência das Loterias Caixa para a subsidiária Caixa Loterias será saudável porque vai oxigenar o setor e retirar a operação das loterias da União da ‘zona de conforto’ imposta pelo corporativismo e a falta de comprometimento com resultados”.

Deixe um comentário
Assine nosso boletim
Digite seu e-mail para receber as últimas novidades
Ao inserir seu endereço de e-mail, você concorda com os Condiciones de uso e a Políticas de Privacidade da Yogonet. Você entende que a Yogonet poderá usar seu endereço para enviar atualizações e e-mails de marketing. Use o link de Cancelar inscrição nesses e-mails para cancelar a inscrição a qualquer momento.
Cancelar inscrição