A possibilidade de a Caixa Econômica Federal transferir a gestão das suas loterias para a subsidiária Loterias Caixa segue repercutindo nos bastidores da política. Os deputados Erika Kokay (PT-DF) e Tadeu Veneri (PT-PR) protocolaram requerimento ao Ministério da Fazenda a fim de entender a motivação e o impacto que a medida teria, segundo o site BNLData.
“Diante do conhecimento de recente reunião do Conselho de Administração (CA) da Caixa Econômica Federal, na qual foi discutida a volta da operação da subsidiária para administrar as loterias do banco público, apresentamos o presente requerimento para solicitar informações detalhadas sobre o estudo que embasou a referida transferência de operação”, diz um trecho do requerimento.
Deputado Tadeu Veneri (imagem: Mario Agra/Câmara dos Deputados)
Internamente, a possibilidade de transferir a responsabilidade das loterias sofre resistência, com funcionários da Caixa se manifestando contra. O site ICL Notícias citou que os trabalhadores do banco estatal enxergam nisso uma “privatização camuflada” já que a direção teria a suposta intenção de, futuramente, vender as subsidiárias.
Por outro lado, há quem considere a ação necessária como uma forma de modernizar e otimizar a gestão das loterias. É o caso de Magnho José, editor do site BNLData e presidente do Instituto Brasileiro Jogo Legal (IJL), que publicou artigo favorável à medida e apontou um suposto “corporativismo dos funcionários da Caixa” ao resistirem à ideia.