John Textor

STJD denuncia dono do Botafogo por não apresentar provas de manipulação de resultados

Imagem: Vitor Silva/Botafogo
25-03-2024
Tempo de leitura 56 seg

O dono da SAF do Botafogo, John Textor, foi denunciado pela Procuradoria-Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). De acordo com o jornal O Globo, a acusação é de que o empresário norte-americano estaria desobedecendo ordens do tribunal e teria, supostamente, atrapalhado a investigação.

Textor afirma ter evidências de manipulação de resultados e corrupção no futebol brasileiro. Em um dos seus pronunciamentos, chegou a dizer ter áudios de árbitros cobrando propinas

Intimado pelo presidente do STJD, José Perdiz, a apresentar provas, o empresário afirmou que não reconhecia a competência da justiça desportiva para julgar o caso e que entregaria as evidências ao Ministério Público, relata O Globo. Inclusive, na terça-feira, 19 de março, representantes do Botafogo estiveram reunidos com o Ministério Público, mas não apresentaram provas.


Imagem: divulgação

O Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) prevê punição para quem não colaborar com os órgãos e deixar de cumprior uma decisão. Se for punido, Textor poderá ser suspenso por um ano e ter que pagar uma multa de R$ 100 mil. O relator do caso no STJD ainda será definido.

Vale lembrar que, em 2023, o Botafogo liderou o Campeonato Brasileiro por várias rodadas, mas, após sucessivos resultados ruins, deixou o título escapar, fazendo com que Textor alegasse que erros de arbitragem prejudicaram o time.

Deixe um comentário
Assine nosso boletim
Digite seu e-mail para receber as últimas novidades
Ao inserir seu endereço de e-mail, você concorda com os Condiciones de uso e a Políticas de Privacidade da Yogonet. Você entende que a Yogonet poderá usar seu endereço para enviar atualizações e e-mails de marketing. Use o link de Cancelar inscrição nesses e-mails para cancelar a inscrição a qualquer momento.
Cancelar inscrição