Entrevista com Ramiro Atucha

"A Argentina tem seus desafios para os provedores de conteúdo externo e nossa plataforma Vibra Solutions pode ajudá-los"

09-04-2024
Tempo de leitura 4:22 min

A SAGSE Latam 2024 foi realizada nos dias 20 e 21 de março no Hilton Hotel, em Buenos Aires, Argentina, reunindo os principais provedores e reguladores da região. Um dos expositores foi a Vibra Gaming, fornecedora de soluções de plataforma e conteúdo para a América Latina, que trouxe para seu stand os mais recentes produtos e soluções que conseguiram chamar a atenção dos visitantes.

Nessa feira, o Yogonet conversou com Ramiro Atucha, CEO da Vibra Gaming, que apresentou uma visão geral da situação atual da empresa na região. Ele também destacou a importância de eventos como a SAGSE para apresentar novos produtos e fortalecer a rede de contatos com clientes atuais e potenciais.

Atucha mencionou ainda o papel fundamental desempenhado pela divisão Vibra Solutions ao ajudar os provedores de conteúdo europeus, como a Play'n GO, a se expandir em mercados como a Argentina.

A SAGSE é um evento do qual a Vibra já participou em diversas ocasiões. Como a equipe da empresa está vivenciando essa nova edição?

É um lugar especial para nós. A SAGSE é um evento que nós adoramos. Eu, pessoalmente, venho a esse evento desde 2005, é muito bom estar aqui, poder ter um stand, encontrar amigos e clientes e continuar apresentando nossos produtos.

Cada novo encontro com clientes ou visitantes com quem conversamos para trabalhar é como um passo adiante no relacionamento, no progresso do vínculo.

Como foram esses dois dias de feira e quais são suas impressões até agora?

Foi um evento muito bom para nós. Ele também dá à equipe local a oportunidade de vir, de conhecer outras marcas e outros produtos.

Tivemos reuniões de muito boa qualidade, bom progresso e boas oportunidades de negócios. Para ser sincero, estamos muito felizes.

A SAGSE é uma nova parada na extensa turnê que anunciaram no início deste ano. Esta é a primeira vez que vocês planejam fazer uma turnê e participar de tantas feiras comerciais, não é?

Esta é a terceira parada, começamos na ICE Londres e depois no SBC Summit Rio.

O calendário está crescendo ano a ano. Estamos tendo a oportunidade de expor em muitos eventos e a verdade é que isso é muito exigente. É um grande esforço, mas ajuda o fato de que, em cada evento que vamos, encontramos amigos, pessoas que apreciamos e que nos apreciam. Isso torna mais fácil estar longe da família, estar na estrada por tanto tempo.

Acho que temos o melhor emprego do mundo. Há grupos humanos muito bons nesse setor, há vínculos muito bons, é um setor que se ajuda mutuamente com muita colaboração. Há concorrência, mas uma boa concorrência.

Optamos por comunicar a turnê dessa forma, porque ela começou como uma ideia original para mostrar às nossas famílias onde estávamos e depois surgiu como algo que tínhamos de compartilhar.

Recentemente, a divisão Vibra Solutions anunciou uma parceria com a Play'n GO. Quais são suas expectativas para essa nova aliança?

Poder distribuir os produtos da Play'n GO, que é muito seletiva em relação a quem distribui seu conteúdo, com nossa plataforma Vibra Solutions é uma honra. Nós nos conhecemos há muito tempo, temos um relacionamento muito bom, quase uma amizade, e estamos muito felizes com isso.

Para os provedores externos, a Argentina tem seus desafios em termos de taxas de câmbio e métodos de pagamento. Nesse sentido, podemos ajudar vários provedores de conteúdo, inclusive a Play'n Go, portanto, acho que é uma situação vantajosa para todas as partes.

A Vibra Solutions foi lançada há cerca de um ano. Como tem sido esse primeiro ano de crescimento?

Muito intenso. A verdade é que há uma necessidade muito grande de uma plataforma, ou seja, plataformas locais para operadoras locais. Os provedores europeus e norte-americanos estão muito interessados na América Latina, mas ainda obtêm a maior parte de sua receita e faturamento de outros mercados, e isso é perceptível quando se trata de definir prioridades para o desenvolvimento de novos recursos de personalização.

É nesse ponto que acho que fazemos a diferença, pois estamos focados e dedicados à América Latina. Assim, de repente, as operadoras locais que para um grande fornecedor europeu podem ser apenas mais um cliente, para a Vibra Solutions são um cliente extremamente importante, com um alto nível de foco. Desse ponto de vista, estamos crescendo muito.

Acho que podemos combinar nossa proximidade com as operadoras latino-americanas, por sermos daqui e estarmos mais próximos da cultura, com nosso conhecimento do setor após quase 20 anos operando em mercados regulamentados. Podemos oferecer a elas os padrões em termos de tecnologia, conformidade e serviços que esperam encontrar em mercados mais regulamentados.

Mencionamos que a SAGSE tem contado com a participação de empresas e executivos de toda a região. De todos esses países, o Brasil teve uma presença de destaque e, de certa forma, está no foco de todas as discussões, após a recente regulamentação. Quais são as expectativas de crescimento da Vibra e quais estratégias vocês planejam para expandir sua presença no país?

O Brasil é como uma corrida do ouro no momento, todos estão muito interessados em entrar. Eu, pessoalmente, tenho ido ao Brasil há mais de dez anos, desenvolvendo produtos para eles, mesmo desde o projeto anterior.

A Vibra nasceu com foco na América Latina e com muito foco no Brasil, e acho que começamos antes de muitos de nossos colegas de lá. Nesse sentido, acho que temos um pouco de vantagem em termos de plataforma, produtos, relacionamentos e reconhecimento da marca e continuamos a visar esse mercado. Estamos presentes em todos os eventos no Brasil, viajamos constantemente e temos grandes expectativas.

Acho que é extremamente importante que o mercado brasileiro seja regulamentado. Espero que seja uma história de sucesso para o restante dos mercados que não são regulamentados.

No Brasil, também estamos muito animados com nossa solução de VLT (terminal de vídeo loteria). O país está regulamentando em nível estadual, ou seja, as loterias de cada estado têm a possibilidade de licenciar loterias de vídeo.

Nesse sentido, nossa solução é completa. Temos o conteúdo, temos um produto muito inovador que é o Scratch-a-lot, que são jogos que têm um mecanismo de raspadinha,  e são certificados pela GLI como jogos de loteria.

Eles são uma das poucas experiências de slot que podem ser oferecidas aos jogadores de forma regulamentada dentro da lei no Brasil. Já começamos com o lançamento das máquinas, já temos várias salas com nosso produto e esperamos que isso cresça bastante. A recepção tem sido muito boa até agora, então estamos apostando muito nisso este ano.

Deixe um comentário
Assine nosso boletim
Digite seu e-mail para receber as últimas novidades
Ao inserir seu endereço de e-mail, você concorda com os Condiciones de uso e a Políticas de Privacidade da Yogonet. Você entende que a Yogonet poderá usar seu endereço para enviar atualizações e e-mails de marketing. Use o link de Cancelar inscrição nesses e-mails para cancelar a inscrição a qualquer momento.
Cancelar inscrição