Durante a sessão acadêmica da GAT Expo Cartagena, nesta terça-feira (9), o presidente da Coljuegos, Marco Emilio Hincapié, propôs a criação de uma comissão internacional encarregada de construir conjuntamente diferentes regulamentações de jogos na América Latina.
A iniciativa de Hincapié foi feita como parte da apresentação "Para onde vão os jogos de azar na América Latina?", que abriu a agenda acadêmica da GAT Expo.
"Propusemos a formação de um grupo de reguladores do continente para unificar critérios em torno da atualização das regulamentações, e conhecer as deficiências de alguns países que não têm o respaldo constitucional, como temos na Colômbia, para exercer o monopólio dos jogos de azar", explicou.
Con la ponencia “¿Hacia dónde van los juegos de suerte y azar en América Latina?”, el presidente Marco Emilio Hincapié dio apertura a la agenda académica del @gat_expo, el evento más importante del sector que reúne a los principales actores de la industria en el continente. ✅ pic.twitter.com/t0ml3902SN
— @ColjuegosCo (@ColjuegosCo) April 9, 2024
Em seu discurso na GAT Expo 2024, o diretor da Coljuegos também apresentou os resultados da entidade na luta contra a ilegalidade. "Queremos nos integrar para aumentar os repasses para a saúde. Hoje estamos apresentando aos delegados de vários países da América Latina nossa experiência em termos de regulamentação em nível nacional. Na Coljuegos, somos um exemplo internacional tanto em termos de regulamentação quanto em termos de recursos obtidos, já que somente em 2023 alcançamos cerca de COP 1,4 bilhão (R$ 1,849 milhão) em transferências para a saúde", explicou.
Da mesma forma, Hincapié mencionou a necessidade de a América Latina avançar na legislação para regulamentar os jogos virtuais, as criptomoedas, a inteligência artificial aplicada aos jogos de azar, a tecnologia blockchain e a realidade virtual.
Esta nova edição da GAT Expo Cartagena, que acontece até 11 de abril no Centro de Convenções Las Américas, também conta com a participação de Juan Carlos Restrepo, presidente da Asojuegos; Evert Montero, representante da Fecoljuegos; Elizabeth Maya Cano, presidente da Cornazar; e Luz Estella Correa, representante da Fedelco.
Da mesma forma, a GAT Expo 2024 tem entre seus convidados internacionais Antonio Lara, diretor da AIEJA Affiliation; David Moniz, presidente da Dominican Casino Association; Carlos Augusto Liseras, presidente da Conajzar; e Fernando Calderón, presidente da Peruvian Gaming Association, entre outros.
Além da exposição, durante os três dias do evento há vários painéis que abordam questões relacionadas à inteligência artificial em jogos, eSports, tendências em regulamentação e mercado, jogos sustentáveis e os desafios em termos de empoderamento e igualdade de gênero no setor.