A 25ª edição da GAT Expo 2024, realizada entre os dias 9 e 11 de abril no Centro de Convenções Las Américas, em Cartagena das Índias, chegou ao fim e reuniu fabricantes, fornecedores, autoridades, sindicatos e visitantes de empresas de toda a América Latina.
Os participantes puderam interagir e compartilhar atividades nos diferentes estandes, além de participar da jornada acadêmica realizada durante o primeiro dia da exposição, com mais de 35 palestrantes de toda a região.
A feira registrou um aumento de 25% em relação à edição anterior na área de exposição, com uma grande participação de grupos de operadores latino-americanos, principalmente da Argentina, Peru, México e República Dominicana.
José Aníbal Aguirre, CEO da Gaming & Technology Expo, deu sua opinião sobre a recente edição do evento: "Estou particularmente satisfeito com o conteúdo e o nível intelectual que pudemos oferecer nas conferências e painéis em 9 de abril. Foi extraordinário captar a atenção dos presentes e o interesse em cada um dos tópicos anunciados. Um ótimo começo foi a conferência de Coljuegos, que apresentou de forma detalhada e pontual a situação desse importante setor da economia e de cada uma das verticais que o compõem em nosso país, e o claro interesse em obter melhorias nos processos e no controle da ilegalidade".
Ele acrescentou: "O presidente da entidade, Marco Emilio Hincapié, sugeriu a criação de uma comissão latino-americana de reguladores para unificar os critérios regulatórios, uma ideia que recebeu muitas vozes de apoio. A partir disso, surgiu também a iniciativa de realizar periodicamente uma cúpula de associações latino-americanas com o objetivo de contribuir com a visão das operadoras de cada um de nossos países sobre a situação do setor em sua nação".
Além disso, os organizadores destacaram a presença de executivos dos principais órgãos reguladores e associações da região. Alguns deles estiveram presentes na cerimônia de inauguração, como o presidente da Coljuegos; o diretor da Unidade de Informação e Análise Financeira UIAF do Ministério da Fazenda, Luis Eduardo Llinás; o presidente da Asojuegos, Juan Carlos Restrepo; a presidente da Cornazar, Elizabeth Maya; o presidente da Fecoljuegos, Evert Montero; e o presidente da Fedelco, Rubén Lagarejo. Além disso, pela primeira vez, Miguel Ángel Ochoa, da AIEJA México, Fernando Calderón e José Casapía, da SONAJA Peru, e Carlos Augusto Liseras, da CONAJZAR Paraguai, estiveram presentes na cerimônia.
De acordo com as estatísticas do registro de participantes, o GAT reuniu executivos de 37 países: Argentina, Armênia, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, República Tcheca, Canadá, Chile, Costa Rica, Curaçao, Equador, EUA, Eslovênia, Espanha, França, Inglaterra, Ilhas Cayman, Itália, Macedônia, Malta, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Rússia, Sérvia, Cingapura, África do Sul, Suíça, Suécia, Uruguai, Venezuela e, obviamente, Colômbia.
Os principais participantes do setor estiveram presentes com seus estandes. Marcas com presença nos cassinos da Colômbia, Peru, México, Paraguai e Panamá, como Novomatic, IGT, Win Systems e Merkur, trouxeram suas últimas inovações.
Outra presença marcante foi a da Pragmatic Play, Patrocinadora Premium da GAT Events, com um estande inovador: uma estrutura dupla aberta em vários lados e um grupo de executivos de vendas liderados por Victor Arias, VP de Operações Latam.
Outros patrocinadores, como Betconstruct, Evolution, Betplay, Aristrocrat e PlaylogiQ, também se destacaram com seus estandes. A Altenar, a GLI Labs e a WA Technology demonstraram seu conhecimento e experiência em conferências corporativas.
A Gaming & Technology Expo ainda tem mais três datas para 2024, sendo Bogotá a próxima parada, no Sheraton Bogotá Hotel, em 6 de setembro. Em seguida, os eventos da GAT chegarão a Santo Domingo, nos dias 18 e 19 de setembro, no Renaissance Hotel, e encerrarão o ano com a primeira versão da GAT Caribe Cancun, nos dias 27 e 28 de novembro.