A Junta Diretiva do Conselho Municipal de Madri aprovou a extensão até 2027 do programa municipal “La Contrapartida”, que visa prevenir e intervir nos transtornos do jogo entre adolescentes e jovens.
Com um montante de 1,56 milhão de euros, a prorrogação do contrato permitirá estender a iniciativa em 12 distritos da cidade (Centro, Tetuán, Latina, Carabanchel, Usera, Puente de Vallecas, Moratalaz, Ciudad Lineal, Villaverde, Villa de Vallecas, Vicálvaro e San Blas-Canillejas), informou a vice-prefeita e porta-voz municipal, Inma Sanz.
“Esse programa propõe uma intervenção global para as pessoas que precisam, ao mesmo tempo em que visa conscientizar os cidadãos como um todo, e foi muito bem recebido”, explicou Sanz. A população-alvo são adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, suas famílias e outros adultos (professores, mediadores sociais e agentes de saúde).
De acordo com a vice-prefeita, a chave para o sucesso da participação está na adaptação do projeto às necessidades desse grupo populacional. As atividades do grupo são diversificadas e atraentes para os jovens: escape rooms, cursos de agentes de saúde, a atividade Young Souls (intervenção assistida por animais), atividades de extensão em piscinas e playgrounds de escolas, participação em torneios e dias comunitários, entre outras ações. É utilizado um estilo adaptado às preocupações e tendências do público jovem, com uma modalidade de trabalho com contas muito ativas em algumas das redes sociais mais populares, como TikTok, Instagram, X, YouTube e Facebook.
🔵Escape rooms, actividades Young Souls (intervención asistida con animales), torneos y jornadas comunitarias son alternativas para adolescentes y jóvenes a los juegos de azar.
— Inma Sanz Otero (@InmaSanzO) May 10, 2024
Ampliamos el programa ‘La Contrapartida’ de @madridsalud, un referente en la lucha y prevención de las… pic.twitter.com/KHne0QWw3V
Além disso, os módulos preventivos aplicados em escolas para alunos de 14 a 17 anos foram validados cientificamente pela Universidade Complutense de Madri, que também iniciou um processo de avaliação do programa para a aplicação de um módulo adaptado a estudantes universitários, cujos resultados estarão disponíveis em breve.
O programa “La Contrapartida"
A iniciativa se baseia em três linhas principais de intervenção: ações de disseminação para o público em geral, principalmente por meio de redes sociais; ações voltadas para adolescentes e jovens, que incluem sessões de grupo em centros educacionais e comunitários, trabalho de rua e intervenções individuais por meio da “consulta aos jovens”, e ações voltadas para adultos por meio de sessões de informação e aconselhamento individual.
Os objetivos específicos são conscientizar e aumentar o grau de conhecimento dos cidadãos sobre os riscos e problemas associados ao jogo; evitar ou retardar a idade em que os adolescentes e jovens começam a participar; detectar precocemente essa população em risco ou com critérios de dependência e facilitar habilidades e recursos para se proteger contra os riscos do jogo (também para adultos), entre outros.
“La Contrapartida” é coordenado pelo Instituto de Vícios de Salud de Madri e começou a ser implementado em 2020 em quatro distritos. Devido a seus bons resultados, em 2022 foi ampliado para outros oito e todos são mantidos nessa nova extensão. Em 2023, 52.594 adolescentes e jovens participaram do programa.