Entrou no ar nesta segunda-feira a plataforma de bolões ‘Loterias Online Marketplace' da Caixa Econômica Federal, que permitirá a comercialização de diversos produtos e serviços de diferentes fornecedores em um único local. A caixa explica que para as Loterias Caixa significará a expansão do alcance, maior conveniência para os clientes e potencial aumento nas vendas de bilhetes de loteria e produtos relacionados.
A ferramenta é gratuita e opcional para o empresário lotérico, que poderá criar pelo Terminal Financeiro Lotérico – TFL cotas digitais ao configurar um Bolão. Já estão disponíveis para vendas no Marketplace Bolões as modalidades Mega-Sena, Lotofácil, Dupla Sena e Quina, inclusive a de São João.
Leia também: "Queremos entrar nas bets", afirma presidente da Caixa
A Caixa afirma que a plataforma vai permitir gestão completa da loja virtual e integração entre a loja física e a online, com a mesma taxa de serviço de 35% praticada no canal físico e poderão ser vendidos até 30 minutos antes do sorteio, amentando as chances de captar apostas de última hora.
Serão praticadas duas franquias, sendo uma Livre Diária de R$ 2,5 mil, onde a lotérica tem a liberdade de subir bolões com mais de 30% de cotas digitais, podendo chegar até a 100%, até o valor da franquia diária (valor do bolão + tarifa de vendas). A segunda franquia será Percentual 30% por Bolão. Neste caso, a lotérica pode disponibilizar até 30% do total de um bolão em curso no TFL para plataforma virtual.
Leia também: Loterias Caixa arrecadam R$ 6 bilhões no primeiro trimestre de 2024
Rejeição e liminar para suspensão
A Caixa estima um incremento na receita de 16,2% com a venda de bolões lotéricos utilizando a plataforma online.
Mas essa solução, que vem sendo trabalhada desde o início de 2023, não foi bem recebida por grande parte da rede lotérica no país. A maioria entendeu que essa não é a melhor solução para a modernização da rede e encara a implantação do serviço como forte risco para o faturamento das lotéricas.
A Associação dos Empresários Lotéricos de São Paulo e Interior – ALSPI informou neste domingo que ajuizou uma ação com pedido de liminar para suspender o lançamento do Marketplace dos Bolões.
Além disso, a entidade distribuiu uma ‘Carta aos Colegas Lotéricos’, questionando a plataforma Marketplace Bolões, que segundo o documento da entidade, será uma ferramenta cruel, “que vai colocar lotéricos contra lotéricos, e tem o objetivo de fazer um mega enxugamento da rede lotérica, reduzindo drasticamente o número de lojas e economizando em insumos, custo de operação (hardwares, sistema e rede) e aumentando o seu lucro às custas da falência de muitas lotéricas".
O presidente da ALSPI, Bruno Lobato, divulgou vídeo justificando a ação:
Treinamento com a Rede Lotérica
Na última quinta-feira (16), o gerente executivo de Produtos da Loterias Caixa, Daniel Resende Scalia, através de transmissão ao vivo pelo Youtube, realizou treinamento com a Rede Lotérica, assista abaixo: