O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), adiou para 29 de maio a votação do projeto de lei (PL) 2.234/22, que legaliza cassinos, bingos e jogo do bicho.
Havia a expectativa de que a proposta seria votado na última quarta-feira, dia 22 de maio. No entanto, o relator do PL, senador Irajá Silvestre (PSD-TO), faltou à sessão, o que motivou o adiamento.
Davi Alcolumbre (imagem: Pedro França/Agência Senado)
Segundo o UOL/Estadão Conteúdo, o fato de se tratar de um projeto considerado polêmico justificaria a necessidade da presença do relator na sessão, na visão de Alcolumbre. “Se o Irajá estivesse aqui, a gente votava”, afirmou o presidente da CCJ.
A publicação informa ainda que é a segunda vez que o parlamentar se ausenta em uma sessão que discutiria o PL 2.234/2022. A situação levou Alcolumbre a avaliar a possibilidade de nomear um relator ad hoc ‒ expressão em latim que significa uma solução para um problema específico. Nesse caso, na ausência de Irajá, outro senador estaria apto a ler o parecer emitido pelo relator original.
Com o adiamento, existe o receio de que a sessão da CCJ da próxima semana esteja esvaziada devido ao feriado de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, dia 30 de maio, na véspera da votação.