Um projeto de lei (PL) apresentado pelo deputado federal Mauricio Neves (PP-SP) propõe que o governo federal crie um sorteio especial de loteria para arrecadar fundos ao Rio Grande do Sul, estado duramente afetado pelas enchentes.
A loteria foi nomeada pelo próprio parlamentar de Mega da Virada dos Gaúchos, com uma sugestão de data para sua realização: 20 de setembro, quando se celebra o Dia do Gaúcho.
O PL 2.105/24 estabelece ainda a divisão de recursos da arrecadação das vendas dos bilhetes. Segundo o texto, 40% dos recursos cobririam os gastos com a operação do sorteio e com o pagamento do prêmio. Os outros 60% seriam repassados ao Rio Grande do Sul, em ações de recuperação de escolas, hospitais, estradas, de prédios públicos e assistência a desabrigados.
Leia também: Caixa propõe destinar arrecadação de sorteio da +Milionária ao RS
Um trecho do projeto permite também que essa porcentagem de 60% seja utilizada "para a aquisição de insumos, materiais e equipamentos necessários ao restabelecimento do funcionamento normal de serviços públicos" enquanto durar o estado de calamidade pública.
“A exemplo do que o Brasil faz na virada de todos os anos com a MEGA DA VIRADA, o que se pretende é que cada um possa, numa espécie de grande bolão ou vaquinha, contribuir para uma verdadeira virada desta triste situação, cada qual comprando – um jogo que seja – para que os gaúchos possam se reestabelecer o quanto antes”, afirma Neves na justificativa do PL 2.105/24. O projeto foi apresentado em 28 de maio e ainda não começou a ser discutido na Câmara dos Deputados.
Até o momento, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul contabiliza 172 mortes e mais de 579 mil pessoas desalojadas em decorrência das enchentes.