Com a preocupação relacionada à manipulação de resultados no futebol mundial, a FIFA, entidade máxima da modalidade, lançou a segunda edição de seu Manual de Integridade nesta terça-feira, 25 de junho.
O documento foi apresentado no encontro de Integridade da associação, realizado em Singapura, e pode ser lido neste link.
Sob o título "Protect the integrity of football" ("Proteja a integridade do futebol", em tradução ao português), o manual tem o objetivo de ajudar as 211 federações associadas à FIFA no mundo e fornece orientações sobre como melhorar a integridade nesses países.
A nomeação de um responsável pela integridade, o estabelecimento de mecanismos de denúncia, a concepção de um programa de educação relacionado com a integridade e o estabelecimento de uma estratégia de comunicação social são algumas das diretrizes propostas, assim como a descrição da melhor maneira e momento para conduzir uma investigação e organizar audiências disciplinares.
Essa edição do manual dá maior ênfase ao plano de ação para a integridade, com conteúdos focados no estabelecimento de iniciativas educativas a nível local, informou a FIFA.
Além disso, contém também uma nova seção sobre infrações relacionadas à integridade, explicando detalhadamente o passo a passo para garantir decisões juridicamente corretas tomadas contra os envolvidos em processos disciplinares.