A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira, dia 26 de junho, a Operação Jogo Limpo com o objetivo de apurar uma possível manipulação de resultados em uma partida da Série D do Campeonato Brasileiro.
O comunicado de imprensa da PF não traz a informação de qual jogo está sob suspeita, mas o Globo Esporte apurou que se trata da partida entre Inter de Limeira e Patrocinense, ocorrida no dia 1º de junho.
A partida em questão, disputada em Limeira (SP), foi vencida pela Inter por 3 a 0. As suspeitas surgiram a partir de um relatório da empresa Sportradar, que identificou movimentações fora de padrão em casas de apostas, indicando que determinados apostadores tinham conhecimento prévio de que o Patrocinense sairia do primeiro tempo perdendo por ao menos dois gols.
No caso, a equipe sofreu três gols já na primeira etapa, sendo que um deles foi contra. Confira os lances abaixo:
Leia também: Felippe Marchetti: "As competições que mais estão em risco de manipulação são as menores"
Ao receber o relatório da Sportradar, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu ofício à PF, que cumpriu 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Patrocínio (MG), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Tanguá (RJ) e Nova Friburgo (RJ).
Os alvos são integrantes e ex-integrantes do Patrocinense. Ao Globo Esporte, o presidente do clube, Roberto Avatar, confirmou a investigação e disse que o time colabora com a PF, devendo se pronunciar de forma oficial nas próximas horas. Na época do jogo, o Patrocinense era administrado pela empresa Air Golden, sendo que a parceria foi desfeita um dia após a partida.
Já a Inter de Limeira, adversário do Patrocinense no jogo sob suspeita, disse ter “compromisso com o futebol limpo e correto”.
“Reiteramos nosso compromisso com a ética e a transparência no esporte e nos colocamos totalmente à disposição das autoridades competentes para colaborar com qualquer esclarecimento necessário. A Internacional de Limeira reafirma seu compromisso com o futebol limpo e correto, esperando que todas as questões sejam devidamente apuradas e esclarecidas”, disse o Inter de Limeira.