O senador Irajá Silvestre (PSD-TO), relator e principal articulador do projeto de lei que legaliza cassinos, bingos e jogo do bicho no Brasil (PL 2.234/22), acredita que já há votos suficientes para aprovar a matéria no plenário do Senado.
“Eu tenho o convencimento e a confiança que nós temos os votos suficientes para aprovar essa matéria, porque é importante para o Brasil. Não é um duelo da oposição contra a situação ou da direita contra a esquerda. É uma agenda econômica e social. Alguns querem misturar esse tema como um tema religioso, e a gente sabe que isso não é um tema religioso”, disse o senador, em entrevista ao Poder 360.
A fala pode ser conferida no vídeo abaixo, a partir dos 20 minutos:
Irajá citou ainda o apoio de diferentes ministros à proposta, como Celso Sabino (ministro do Turismo) e Fernando Haddad (Fazenda), que fizeram declarações públicas favoráveis à legalização dos jogos físicos.
Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já disse que irá sancionar o projeto caso seja aprovado pelos senadores.
“Nós fizemos um projeto extremamente cauteloso e conservador. Portanto, a história dirá se a gente tinha razão ou não. E, eventualmente, se for nocivo ao país essa aprovação, a gente pode proibir de novo. O que aconteceu no mundo é que, [entre] os países que legalizaram os jogos, nenhum se arrependeu”, afirmou Irajá.
Leia também: Irajá afirma que legalização dos jogos de azar físicos pode gerar mais de 1 milhão de empregos
O PL 2.234/22 foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em junho, por 14 votos favoráveis e 12 contrários. Desde então, aguarda apreciação no plenário do Senado.
Como repercutido pelo Yogonet, a expectativa é que o projeto seja votado em outubro, após as eleições municipais. A data foi um acordo entre líderes do Senado, que consideram que o tema precisa ser amadurecido e que o calendário diferenciado do Congresso em agosto e setembro, por conta das eleições municipais, dificulta o debate mais profundo.