A Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj) divulgou um vídeo para mostrar suas ações de responsabilidade social, já que 70% do lucro líquido da autarquia é destinado a iniciativas e projetos direcionados às camadas mais vulneráveis da sociedade fluminense.
No passado, os recursos eram provenientes da venda dos produtos da lotérica Raspa Rio e Rio de Prêmios. Segundo a própria autarquia, foram investidos R$ 67,5 milhões em projetos sociais entre 2015 e 2022.
Agora, com o credenciamento das casas de apostas pela Loterj em 2023, em seu primeiro ano de operação no Rio de Janeiro, já realizaram o pagamento de mais de R$ 2,3 bilhões em prêmios para os apostadores até junho de 2024.
Atualmente, os projetos de educação escolar e atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica são alguns dos destinos da arrecadação da Loterj. A associação Rio Solidário é uma das principais beneficiadas, com cerca de 600 crianças, com custeio da educação infantil em comunidades como Espaço Infantil Jardim Batan, Cidade de Deus e Vila do João.
Também contribui para o enfrentamento à violência doméstica contra a mulher no Estado do Rio de Janeiro, custeando integralmente o Lar da Mulher. Com capacidade de atender a 60 mulheres e seus filhos até 18 anos, o Lar oferece atendimento individualizado, atividades socioeducativas, acompanhamento psicológico, entre outros.