SORTEIOS PELO WHATSAPP

Grupo vende loterias ilegais na região metropolitana de Porto Alegre

Imagem: Zero Hora
29-08-2024
Tempo de leitura 1:20 min

Depois da prisão de um grupo de 11 colombianos que exploravam uma loteria ilegal em vários bairros o município de Canoas (RS) em julho, o jornal Zero Hora noticia que os estrangeiros continuam a vender cartelas de loteria ilegais na Região Metropolitana da capital gaúcha.

Os colombianos presos fizeram acordos de transação penal com a Justiça, que estabeleceram penas alternativas e não foram para a cadeia, mas agora o grupo passou a agir em outros municípios, revela a reportagem.

Leia também: "O que o crime organizado mais deseja é que os jogos e apostas continuem funcionando de forma ilegal"


Grupo atua em plena luz do dia nas ruas de Porto Alegre (Jonathan Heckler/Grupo RBS)

A investigação do Zero Hora encontrou pessoas vendendo loterias ilegais em Porto Alegre (chamada Fortuna), Alvorada (com nome de Sua Sorte) e Cachoeirinha (o Pegue Sorte)

Cada bilhete custa R$ 5 e contém oito sequências de quatro números. No verso do cupom, há um carimbo com a data de validade da aposta.

Sorteios pelo WhatsApp

Em Canoas, os sorteios ocorriam em plena rua, junto a estabelecimentos comerciais. Após as prisões, eles mudaram de cidade e passaram a sortear os números ganhadores em manobras feitas dentro de residências particulares.

A rodagem do globo com as bolinhas é filmada e veiculada por meio do WhatsApp, cujo número está impresso no bilhete vendido aos consumidores. Não há qualquer tipo de conferência ou auditoria e o sorteio sequer é testemunhado pelos apostadores.

A ausência de licença de Ministério da Fazenda caracteriza exploração do jogo do azar. Em Canoas, o grupo também ofertava cartões para empréstimos com juros abusivos. A prática é considerada agiotagem e punida com até cinco anos de prisão.

Uma investigação foi aberta pela Polícia Civil, mas não houve indiciados, porque testemunhas não apontaram os chefes do esquema.

Deixe um comentário
Assine nosso boletim
Digite seu e-mail para receber as últimas novidades
Ao inserir seu endereço de e-mail, você concorda com os Condiciones de uso e a Políticas de Privacidade da Yogonet. Você entende que a Yogonet poderá usar seu endereço para enviar atualizações e e-mails de marketing. Use o link de Cancelar inscrição nesses e-mails para cancelar a inscrição a qualquer momento.
Cancelar inscrição