A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets no Senado, cuja instauração foi autorizada na semana passada, só deve começar as suas atividades após o segundo turno das eleições municipais, marcado para 27 de outubro. A informação foi passada pela senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) ao site Metrópoles.
Thronicke é a autora do requerimento que solicitou a abertura da CPI. Segundo a parlamentar, o objetivo da comissão é tratar “e bets ilegais, essas que têm sede fora do Brasil e agora já está tendo dentro, mas não está permitido ainda. Vamos analisar evasão de divisas, lavagem de dinheiro, envolvimento do crime organizado, envolvimento de celebridades e influencers num contexto de possível estelionato”, disse ao Metrópoles.
A CPI será composta por onze membros titulares e sete suplentes, devendo funcionar por 130 dias. Como repercutido pelo Yogonet, os partidos políticos já estão se movimentando nos bastidores para ocupar cadeiras na comissão.
Enquanto Thronicke pleiteia ocupar o posto de relatora, é possível que a presidência da CPI fique a cargo do senador Dr. Hiran (PP-RR). A vice-presidência, por sua vez, deve ser ocupada por Eduardo Gomes (PL-TO). As funções. no entanto, ainda não foram confirmadas de forma oficial.
Essa será a segunda CPI dedicada às bets no Senado: já há uma em funcionamento, mas com o foco na manipulação de resultados e de apostas esportivas.