A Loterias do Estado do Paraná (
Lottopar) fez um alerta em seu site sobre os
riscos que os apostadores correm ao continuar acessando os sites de apostas considerados ilegais pelo Ministério da Fazenda e pela própria autarquia.
Entre os principais problemas encontrados ao utilizar
sites ilegais estão a falta de regulamentação e o risco de fraudes, "pois os
dados pessoais podem ser expostos e caso surja algum problema a maioria dessas empresas operam fora do Brasil e não têm atendimento ao consumidor", alerta a autarquia paranaense.
A perda de dinheiro, já que muitos desses sites não têm garantias e o apostador não sabe com antecedência a probabilidade de ganho a falta de supervisão e de garantias de que os jogos sejam justos ou que os pagamentos sejam feitos conforme prometido são outros riscos iminentes.
Um estudo apresentado pela Serasa Experian nesta semana apontou que
43% dos participantes se mostram muito preocupados com fraudes, especialmente com golpes envolvendo uso indevido de identidade e o vazamento de dados financeiros e cadastrais.
Os alertas do governo e das loterias estaduais, além do debate público, parecem estar surgindo efeito, já que, segundo esse mesmo estudo, 85% dos respondentes afirmam optar sempre ou frequentemente por plataformas que consideram seguras.