O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), anunciou nesta quarta-feira, 6 de novembro, a seleção do consórcio Shimata & Kikuchi GBSA para desenvolver o projeto de implantação e operação de uma nova loteria estadual, conforme publicou o BNLData.
A decisão é resultado do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que buscou estudos para criar o modelo adequado à operação do serviço lotérico estadual.
Formado pelas empresas Shimata & Kikuchi Consultoria e Planejamento em Marketing Ltda e Gonçalves e Bruno Sociedade de Advogados, o consórcio foi escolhido pela Comissão de Avaliação do PMI após responder ao chamamento público com uma proposta detalhada para a estruturação do serviço lotérico. O valor apresentado para o desenvolvimento do estudo foi de R$ 531.394,00.
Com a divulgação do resultado, as partes interessadas têm agora um prazo para recurso, conforme estipulado no edital do chamamento público.
O projeto visa implantar e operar os serviços lotéricos no Rio Grande do Sul, incluindo a possibilidade de delegar a gestão à iniciativa privada. Entre os objetivos do governo com a criação da loteria estadual estão: geração de novos recursos para o Tesouro Estadual, principalmente para áreas como seguridade social; combate às apostas ilegais; arrecadação de recursos por meio de outorga onerosa; criação de empregos; e impulso à economia local com o surgimento de novos negócios voltados ao setor lotérico.
A Secretaria de Parcerias e Concessões destaca que o estudo do consórcio Shimata & Kikuchi proporcionará uma análise profunda do mercado lotérico, incluindo a avaliação de modalidades, aspectos regulatórios e possíveis benefícios econômicos e sociais. Além disso, o estudo buscará identificar os riscos associados ao mercado de loterias e propor formas de mitigá-los, fornecendo ao governo informações essenciais para decidir sobre o modelo de concessão mais adequado para o Estado.