INSPIRADOS POR MODELO OPERACIONAL

Delegação do Tocantins visita Lotema, no Maranhão, para desenvolver modelo de loteria estadual em 2025

22-11-2024
Tempo de leitura 1:35 min

Representantes do governo do Tocantins realizaram, nesta quinta-feira, 21 de novembro, uma visita técnica à Loteria Estadual do Maranhão (Lotema), em São Luís, para aprender com as práticas de gestão reconhecidas como referência no setor. O objetivo da missão, conforme publicação do BNLData, foi coletar informações que possam ser aplicadas na criação da Loteria Estadual do Tocantins, prevista para iniciar suas operações em 2025.

A comitiva incluiu integrantes do Comitê Integrado de Gestão, Monitoramento e Fiscalização (CIGEMF), formado por servidores da Secretaria de Estado de Parcerias e Investimentos (SPI/TO) e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Durante a visita, os representantes tiveram acesso a detalhes do funcionamento da Lotema, desde políticas de investimento até tecnologias aplicadas à arrecadação e distribuição de recursos.

O secretário de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson, destacou a relevância do intercâmbio entre os estados. “A Lotema demonstra que uma gestão eficiente e transparente é capaz de gerar não apenas recursos financeiros, mas também impactos sociais positivos. Queremos trazer essas lições para o Tocantins e aplicá-las no nosso projeto de loteria estadual”, afirmou.

A programação incluiu apresentações sobre a história e estrutura da Lotema, visitas a áreas operacionais e discussões sobre segurança, auditoria e otimização de processos. Para o servidor Marcondes Martins, da Sefaz, a experiência foi enriquecedora. “Conhecemos o modelo de gestão, as camadas de segurança e os detalhes operacionais da loteria no estado do Maranhão. Com base no aprendizado, pretendemos ajustar e modelar a operação da Loteria Estadual do Tocantins”, disse.

Modelo de concessão e benefícios previstos

A Loteria Estadual do Tocantins será gerida por meio de um contrato de concessão firmado com o consórcio Lototins, com vigência de 20 anos. Estão previstos pontos de venda em todos os 139 municípios tocantinenses, contribuindo para o combate às apostas ilegais, a geração de emprego e renda e o estímulo à economia local.

Além disso, o governo planeja direcionar parte da arrecadação para projetos sociais, especialmente em áreas como esporte e inclusão social. “A experiência do Maranhão nos inspira a buscar eficiência e inovação para consolidar uma loteria que beneficie toda a população tocantinense”, concluiu Jefferson.

Participaram da visita, além do secretário Thomas Jefferson, o diretor de Administração e Finanças da SPI, Thiago Vinicius Lima Duques, e os membros do CIGEMF Álan Rickson, Marcos Roberto Moura de Souza, George Sarmento e Marcondes Martins.

Deixe um comentário
Assine nosso boletim
Digite seu e-mail para receber as últimas novidades
Ao inserir seu endereço de e-mail, você concorda com os Condiciones de uso e a Políticas de Privacidade da Yogonet. Você entende que a Yogonet poderá usar seu endereço para enviar atualizações e e-mails de marketing. Use o link de Cancelar inscrição nesses e-mails para cancelar a inscrição a qualquer momento.
Cancelar inscrição
NOTíCIAS RELACIONADAS