O árbitro da Premier League David Coote enfrenta uma nova polêmica enquanto está suspenso da competição. Após o vazamento de um vídeo em que profere xingamentos ao técnico Jürgen Klopp e ao Liverpool, Coote agora está sendo investigado pela Associação de Futebol da Inglaterra (FA) por suspeita de irregularidades relacionadas a apostas.
A investigação iniciou-se após mensagens trocadas antes e depois de uma partida entre Leeds e West Bromwich, em outubro de 2019, chamarem atenção.
Segundo o jornal The Sun, um amigo de Coote teria dito a ele, supostamente brincando, para que o árbitro desse um cartão amarelo ao então jogador do Leeds United, Ezgjan Alioski, a fim de que pudesse fazer uma aposta certeira. No dia da partida válida pela segunda divisão inglesa, a punição realmente aconteceu.
Após o jogo, Coote teria, então, escrito para o amigo dizendo: “Que dia ontem. Espero que você tenha feito o que falamos".
O árbitro negou as acusações: "Quaisquer que sejam os problemas que tive em minha vida pessoal, eles nunca afetaram minha tomada de decisão em campo. Sempre tive a maior consideração pela integridade do jogo, arbitrando as partidas de forma imparcial e com o melhor de minha capacidade", disse, segundo o jornal.
A FA declarou que está tratando a questão com urgência e considera a situação "muito grave". As mensagens analisadas podem comprometer ainda mais a carreira do árbitro, que já enfrenta intensa pressão no cenário esportivo inglês.