A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets no Senado pode ouvir o secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, Guilherme Derrite (PL). Em requerimento apresentado no dia 26 de novembro, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) pede que ele seja convidado a prestar depoimento.
A intenção da parlamentar ‒ responsável pela criação da CPI e atual relatora da comissão ‒ é que Derrite contribua para o debate “sobre o panorama atual da exploração ilegal de jogos online e adequação do atual sistema regulatório e repressor”.
“Camuflados de entretenimento, esses jogos de azar desencadeiam uma série de crimes, dentre eles destacamos a lavagem de dinheiro, associação criminosa, falsidade ideológica, crimes contra o sistema financeiro, exercício ilegal de atividade, dentre outros”, diz o requerimento apresentado por Thronicke.
Leia também: Autoridades angolanas descobrem esquema de jogos ilegais voltados para apostadores brasileiros
O pedido ainda precisa ser aprovado pelos demais senadores da comissão para que o convite seja realmente feito a Derrite ‒ ao contrário da convocação, o comparecimento em convites não é obrigatório.
Até o momento, a CPI das Bets já aprovou a convocação ou convite para o depoimento de diversas autoridades, representantes da indústria e influenciadores. Entre eles, estão o secretário de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda, Regis Dudena, o cantor e empresário Gusttavo Lima e os influenciadores Felipe Neto, Deolane Bezerra e Jojo Todynho.
A próxima reunião da comissão será na terça-feira, dia 3 de dezembro, a partir das 11h (horário de Brasília).