A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) quer que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets crie um canal institucional para receber denúncias de cidadãos sobre problemas com as apostas online.
Em seu requerimento, que ainda precisa ser votado, a relatora da CPI acredita que a comissão precisa ouvir o que a população tem a dizer sobre a "crescente influência no orçamento das famílias brasileiras, a possível associação com organizações criminosas envolvidas em práticas de lavagem de dinheiro, assim como o uso de influenciadores digitais na promoção e divulgação dessas atividades".
Thronicke não especifica qual o formato do canal, mas sublinha na justificativa que as denúncias "poderão ser objeto de aprofundamento investigativo no âmbito da própria Comissão Parlamentar de Inquérito, podendo também ser encaminhadas aos órgãos competentes para posterior apuração".
Regulamentação
Em entrevista à Agência Senado nesta quarta-feira, 4 de dezembro, a senadora explicou os motivos que a levaram a solicitar a criação da CPI das Bets.
Ela defende a regulamentação, com medidas como a proibição de propagandas relacionadas ao tema e a responsabilização de influencers que promovem esses jogos.
Assista à entrevista: