A CPI da Manipulação do Senado ouvirá nesta quarta-feira, 11 de dezembro, o empresário Ede Vicente Ferreira Junior, investigado na Operação VAR, que apura manipulação de resultados em partidas da Série B do Campeonato Carioca.
O outro depoente, como convidado, será Daniel Vasconcelos, presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal e suspeito de envolvimento em esquemas ilícitos no futebol na capital federal.
A convocação de Ferreira Junior se deve ao fato dele ser o treinador do Nova Cidade em partida investigada contra o Belford Roxo, em junho, pela série B do campeonato Carioca. Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, houve um volume significativo de apostadores da Ásia palpitando que o Nova Cidade ganharia o 1º tempo, mas que o Belford Roxo viraria no fim. O jogo estava 3 a 1 para o Nova Cidade no intervalo e terminou 5 a 3 para o Belford Roxo.
Já Vasconcelos foi citado no depoimento do empresário William Rogatto na CPI, em outubro. O senador Carlos Portinho (PL-RJ), autor do requerimento, afirma em sua justificativa que o "Senhor Rogatto mencionou diretamente o Senhor Daniel Vasconcelos como um dos envolvidos em esquemas relacionados à manipulação de jogos e à facilitação de práticas ilícitas no futebol de Brasília".