Membro do Comitê Certificador de Prevenção à Lavagem de Dinheiro da Corporação Estatal Ibero-Americana de Apostas e Loterias (CIBELAE), a Loterias do Estado do Paraná (Lottopar) participou da primeira reunião do órgão na semana passada.
Composta por especialistas do setor lotérico da América Latina, Portugal e Espanha, a comissão será responsável por avaliar as ações de loterias de todo o mundo e que queiram obter a certificação de instituição que cumpre normas de combate à lavagem de dinheiro.
“É um orgulho para nós sermos o representante brasileiro dentro desse Comitê Certificador, o que demonstra a capacidade técnica e as boas práticas adotadas pela Lottopar nesse tema. Isso nos permite avaliar as ações de outras instituições e validar aquelas que querem combater de frente essa prática delituosa”, afirmou o diretor de operações da Lottopar, Fábio Veiga.
Para obter a certificação da comissão, as loterias estaduais passam por uma criteriosa avaliação em três níveis sobre itens como a conformidade e ferramentas de combate à lavagem de dinheiro, gestão, tecnologia e monitoramento nas transações lotéricas.
A Lottopar afima que, com essa certificação, as loterias de toda a América Latina, Espanha e Portugal, membros da Cibelae, ganham uma ferramenta valiosa para as jurisdições que ainda não dispõem de regulamentação específica, reforçando assim a confiança no setor.