O Nova Mutum Esporte Clube denunciou, nesta terça-feira, 21 de janeiro, uma tentativa de aliciamento envolvendo manipulação de resultados no Campeonato Mato-Grossense. O clube registrou um boletim de ocorrência após um jogador (cujo nome não foi divulgado) ter recebido dois áudios com uma proposta de corrupção que variava entre R$ 7 mil e R$ 10 mil. O caso foi reportado pelo Globo Esporte Mato Grosso.
De acordo com o relato do jogador, a oferta envolvia a participação de outros três atletas, para garantir que o esquema não fosse descoberto. "Nunca tinha acontecido comigo. Quando eu abri o áudio, vi que era visualização única, comecei a tremer. Então resolvemos gravar", contou o atleta em entrevista.
A Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF), em nota oficial divulgada no dia seguinte, manifestou "total repúdio" à tentativa de manipulação de resultados e se colocou à disposição para apoiar o clube e os atletas envolvidos.
Em relação ao Campeonato Mato-Grossense Martinello Sicredi 1ª Divisão de 2025, a FMF informou que não há possibilidade de suspensão da competição, visto que o Nova Mutum e os jogadores tomaram as medidas adequadas ao denunciar o incidente. A entidade também destacou que ainda não foi formalmente notificada pelas autoridades sobre o caso, mas expressou confiança de que a investigação será rápida e eficaz.
“A FMF reafirma seu compromisso com a transparência e a promoção de um futebol ético, seguro e justo”, completou a nota.
A Federação Matogrossense de Futebol (FMF) vem a público manifestar seu total repúdio às práticas ilícitas de manipulação de resultados, como as ligações recebidas pelos atletas do Nova Mutum Esporte Clube com essa finalidade.
Reafirmamos nosso compromisso com a integridade esportiva e nos colocamos à disposição para prestar todo o apoio necessário ao clube e aos atletas que enfrentam tal situação.
A entidade esclarece que não há possibilidade de suspensão do Campeonato Mato-grossense Martinello Sicredi 1ª Divisão de 2025 , tendo em vista que os atletas e o Nova Mutum tomaram as medidas adequadas ao denunciar o caso às autoridades competentes. Até o momento, a FMF não foi formalmente notificada pelas autoridades sobre o ocorrido.
Reiteramos nossa confiança de que o caso será investigado e solucionado com celeridade, garantindo que os responsáveis sejam devidamente punidos. A FMF reafirma seu compromisso com a transparência e a promoção de um futebol ético, seguro e justo.