A Federação de Futebol do Quênia (FKF) abriu uma investigação contra o goleiro Patrick Matasi, do time local Kakamega Homeboyz e com passagem pela seleção queniana, por suspeita de manipulação de resultados. Em vídeo vazado na internet, o atleta é visto em uma conversa na qual, aparentemente, aceita dinheiro para sofrer gols.
A entidade responsável pelo futebol no Quênia suspendeu o atleta de todos os campeonatos nacionais por um prazo de 90 dias.
Um comunicado postado no Instagram diz que a federação “defende a integridade do futebol e iniciou uma investigação oficial em colaboração com a FIFA, a CAF [Confederação Africana de Futebol] e outras autoridades relevantes. Reafirmamos nossa política de tolerância zero em relação à manipulação de partidas e estamos comprometidos em proteger a credibilidade de nossas competições”.
“Essa investigação seguirá os regulamentos da FKF sobre manipulação de partidas e as diretrizes da FIFA, garantindo um processo justo, transparente e completo. Os direitos do jogador e de seu clube serão respeitados, e as medidas apropriadas serão tomadas com base nas conclusões”, acrescentou o comunicado.
Leia também: "Há um movimento dos manipuladores saindo do Brasil e indo para outros países, como Argentina", afirma Felippe Marchetti
A federação disponibilizou o e-mail [email protected] para receber denúncias de qualquer pessoa com informações confiáveis sobre o caso. Até o momento, não está claro quando o vídeo foi gravado, quais partidas específicas enfrentam suspeita de manipulação e se há envolvimento de apostadores.
De acordo com a BBC Sport Africa, Matasi, de 37 anos, não respondeu aos pedidos para comentar o caso. No entanto, o dono do clube no qual o goleiro atua disse que Matasi nega as acusações. “Ele ficou chocado com o que viu no vídeo e me disse que não tem conhecimento sobre manipulação de resultados”, afirmou Cleophas Shimanyula, responsável pelo Kakamega Homeboyz.
A Federação de Futebol do Quênia declarou que irá divulgar mais informações à medida que a investigação avançar.